WiMAX – Sai ou não sai?

Desde de 2005 que vejo uma certa movimentação, tanto das empresas quanto do governo, para a implementação do WiMAX no Brasil. Em termos bem simples, a WiMAX é uma tecnologia muito parecida com a do wi-fi (ambas sem fio). A grande diferença é o alcance e a velocidade entre essas redes. Em uma rede wi-fi o alcance do sinal é de 100m em média, com uma velocidade de 54 Mbps, enquanto na WiMAX o alcance é de até 50 km de raio, com uma velocidade de 75Mbps.

A primeira vez que ouvi falar dessa tecnologia e de uma futura implementação no Brasil foi na TV Câmara (acreditem, eu assistia!). No programa, o presidente da comissão de ciência e tecnologia, Julio Semeghini, do PSDB, falava sobre as vantagens de implementar a WiMAX no sentido da inclusão digital em áreas mais carentes, facilitando o acesso à Internet e a serviços que algumas cidades do interior que não possuem acesso ADSL poderiam adquirir com este projeto. Mas até agora eu não ouvi falar em uma previsão de lançamento da rede, muito menos quanto isto vai custar para o consumidor. Há poucos dias atrás li na Folha Online que a cidade de Nova Iorque estará com suporte a WiMax em 2008, onde a Sprint vai investir cerca de US$ 5 bilhões até 2010 para implementar a rede nos Estados Unidos.

Até isso sair no Brasil, vamos gastando o nosso dinheiro com conexões ADSL ridiculamente lentas a preços altíssimos e os provedores de acesso à Internet juntamente com as gigantes de telecomunicações se enriquecendo às custas do povo.

Anúncios

~ por Glaucio Guerra em setembro 10, 2007.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: